03/05/2013

Álcool


Lembro-me tão bem de, no ano passado, por esta altura do ano - aproximação da semana da queima -, terem-me dito que achavam que as pessoas iam à festa por causa dos concertos e afins, e não pela bebida. Oh, que inocência...
É certo e sabido que a esmagadora maioria dos estudantes adora a queima das fitas por causa do álcool. Para essas pessoas, ter uma semana sem aulas em que se podem dedicar a percorrer as não sei quantas barracas do recinto a atirar álcool pelas gargantas abaixo até às tantas da manhã e passar os dias a dormir deve ser o paraíso. Mas eu cá acho estúpido.
Não suporto gente bêbeda e não suporto bebidas alcoólicas pelo simples facto de achar que o álcool tem um sabor horrível. Estas são algumas das razões pelas quais passei a não gostar lá muito de sair à noite, que me levaram a optar por ser uma pessoa caseira. Grande parte das pessoas que conheço não consegue ter qualquer ideia de diversão que não envolva uma garrafa de bebida. Sinceramente, ainda estou para perceber a "diversão" que as garrafas ou o sem-número de copos consegue proporcionar. É que as pessoas exageram, saindo de casa com o único propósito de beber até não poder mais. Não se ficam só por um ou dois copinhos. Não, que ideia. Querem mesmo embebedar-se, sem se importarem em estourar dinheiro, o que, em alguns casos, acaba por lixá-los, e bem.
Estas pessoas chegam a ser ridículas. Ridículas porque parece que bebem para dar nas vistas, para mostrar que são "fortes" e que aguentam com uma imensa quantidade de álcool no sangue sem que isso lhes afecte. Ridículas porque se orgulham disso, ao dizerem que beberam imenso e tal, e mais ridículas ainda são as que se regozijam por terem entrado em coma alcoólico. Ficam ridículas ao fazerem as suas figuras tristes quando o álcool já se lhes subiu à cabeça, para não falar de que ficam tremendamente insuportáveis. No dia seguinte, é vê-las a vomitar, com dores de cabeça descomunais e sem conseguirem ver ou ouvir nada à sua frente, pois tudo lhes incomoda. Para além disso, não se lembram de nada do que aconteceu na noite anterior. Não ficaram com qualquer memória, para além de algumas fotos que elas nem se lembram de terem sido tiradas, fazendo-as dizer Ai nem me lembro desta foto!, como quem diz Ai, bebi tanto que nem me lembro, ui, rebelde - mais uma vez, o "orgulho". É esta a ideia delas de diversão?
Acho que diversão, para além de se passar um bom momento, consiste em guardarmos recordações desse momento, recordações que lembraremos com saudade. Esta gente que tanto bebe, apesar de ter fotografias, não se vai lembrar daquela noite, do que fez ou do que disse quando já estava sob o efeito do número exagerado de bebidas que consumiu; apenas se vai lembrar disso mesmo, de que estava bêbeda, e vai lembrá-lo com orgulho, coisa que não consigo entender.
Podem vir com a desculpa de que o álcool as deixa mais soltas e mais desinibidas. Mas para que serve isso? Deviam sentir-se bem com elas próprias e com quem estão, deviam ter em si confiança suficiente que as fizesse pensar que as pessoas com quem estão gostam delas por aquilo que são, quer sejam mais caladas ou mais inibidas, e que não têm a necessidade de se transformar por intermédio do álcool para se sentirem mais aceites e para passarem um bom bocado, que de bom não parece ter nada. Acho que quem bebe assim tanto é que é considerado fraco, uma vez que precisa obrigatoriamente de passar para um "universo paralelo" devido a grandes doses de álcool para se conseguir divertir, ao invés de ir procurar a diversão em coisas tão simples, em qualquer lado e em qualquer altura do dia.

15 comentários:

  1. eu nunca apanhei bebedeiras na queima/recepção....divertia-me sem beber nada!!! :) sei que sou dos poucos exemplos...mas vah...tem que haver de tudo :P

    ResponderEliminar
  2. também tenho essa impressão de muita gente que vai à queima por isso é que nunca lá pus os pés.

    ResponderEliminar
  3. Ainda hoje pensei nesse assunto! De manhã encontrei uma amiga e o namorado, ambos já com mais de vinte anos, e estavamos a falar os três e eles a gabar-se de terem bebido até cair, como se costuma dizer, e terem vomitado não sei quantas vezes quando chegaram a casa por causa do alcool durante todos os dias da semana académica. Mas que motivo de orgulho é esse? Aliás, que motivo de orgulho é alguém ir parar ao hospital em coma alcoolico? Não consigo perceber essa geração, sinceramente. Eu bebo, um copo ou outro quando vou sair mas quase nada para ser sincera. Não gosto muito de alcool e para mim orgulho é poder dizer que nunca cheguei ao ponto de passar vergonha no meio da rua por estar bêbeda. Nunca cheguei a isso e fico feliz assim. Daqui a uns anos eles vão sentir as consequências desses exageros na sua saúde...

    ResponderEliminar
  4. R: Apesar de gostar de bebés estou completamente de acordo e não percebo como é que esse tipo de raparigas anda a mostrar a barriga cheias de felicidade...

    ResponderEliminar
  5. Concordo com a tua opinião...no primeiro ano adorei a queima embora não tenha apanhado nenhuma bebedeira nem tenha bebido em excesso...no segundo ano também fui mas já não liguei tanto e agora até nem penso ir...é que uma pessoa vê cada cena que vai tirando completamente a vontade...para mim não faz qualquer sentido...

    ResponderEliminar
  6. Eu vou mesmo só pelos concertos, até porque não bebo bebidas alcoólicas :)

    ResponderEliminar
  7. R: Eu gosto de tudo, a missa é que pronto, é chatinha xp

    ResponderEliminar
  8. eu admito que gosto de uma ou outra bebida, mas nunca provei muitas, nem tenho intenções, até porque mesmo gostando dessas poucas raramente bebo. e tenho de concordar contigo, mas não só na queima, hoje em dia tudo o que é festa é desculpa para se embebedarem -.-

    ResponderEliminar
  9. Na queima ou onde quer que seja, tudo é motivo para andarem a beber. Pelos menos, é o que me dá a entender hoje em dia... -.-"

    ResponderEliminar
  10. É por isso que eu não vou à queima, é só bêbados -.-
    Bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  11. Eu ando a considerar ir à semana académica mas também só o considero porque as minhas amigas mais próximas tal como eu não são dadas a beber e as outras bebem mas sem exageros.

    ResponderEliminar
  12. "Acho que diversão, para além de se passar um bom momento, consiste em guardarmos recordações desse momento, recordações que lembraremos com saudade. Esta gente que tanto bebe, apesar de ter fotografias, não se vai lembrar daquela noite, do que fez ou do que disse quando já estava sob o efeito do número exagerado de bebidas que consumiu; apenas se vai lembrar disso mesmo, de que estava bêbeda, e vai lembrá-lo com orgulho, coisa que não consigo entender.
    Podem vir com a desculpa de que o álcool as deixa mais soltas e mais desinibidas. Mas para que serve isso? Deviam sentir-se bem com elas próprias e com quem estão, deviam ter em si confiança suficiente que as fizesse pensar que as pessoas com quem estão gostam delas por aquilo que são, quer sejam mais caladas ou mais inibidas, e que não têm a necessidade de se transformar por intermédio do álcool para se sentirem mais aceites e para passarem um bom bocado, que de bom não parece ter nada. "
    Concordo, mesmo!
    Respeito a opção deles, desde que respeitem a minha! Até pode ser divertido vá, desde que haja alguns limites de razoabilidade :)

    ResponderEliminar
  13. Curioso...ainda esta semana tive a semana académica...e bebi...porque me sabia bem, vi os concertos (com mais ou menos atenção), conheci pessoas novas...vi tristes bebedeiras é verdade...mas cada pessoa sabe de si...eu cá diverti-me e não fiz mal a ninguém...e isso é que me interessa :) um beijinho*

    ResponderEliminar
  14. eu sou uma pessoa dividida. tanto gosto de ficar em casa a ler um bom livro, como gosto de sair com os amigos e com a minha família, como gosto de ir para os "copos" não com intenção de beber até cair nem de ficar bêbeda, mas para estar em convivo e bebo aquilo que gosto e que quero.

    ResponderEliminar
  15. Também passei por este dilema naquela idade em que toda a gente começava a sair à noite e eu recusava-me porque sentia sempre que eu é que estava ali a destoar por não beber.
    Eu hoje experimento as coisas, por gosto de experimentar, não por beber mesmo. Sou esquisita, só gosto do que é docinho.
    Quanto às queimas, ainda não fui (nem vou) a nenhuma. Estou a estudar em Lisboa e o cartaz da semana académica mete nojo, por isso não tenho interesse em ir para lá desinibir-me. Já passou a de Coimbra em que iam bandas fixes e eu não fui, por isso não vou mesmo este ano.

    ResponderEliminar