01/12/2012

Trocada - Amanda Hocking

Acabei hoje de ler este livro, que comprei há uns meses atrás e que parecia ser algo brilhante.
Uma sinopse muito resumida: uma rapariga é quase assassinada pela própria mãe, mãe esta que sempre esteve convencida de que aquela miúda não era sua filha, que era um monstro. A mulher, apesar de louca, acaba por ter uma certa razão, pois a rapariga, uns anos mais tarde, descobre, por intermédio de um rapaz misterioso e de ar sombrio - claro, não podia faltar este ingrediente num livro de hoje em dia, não é... -, que foi trocada à nascença por outra criança, de forma a ter a melhor infância possível para, quando mais velha, regressar ao seu verdadeiro lar, para onde o rapaz a deve levar. E este lar é um reino habitado por criaturas chamadas Trylle, coisa que, claro está, a rapariga também é. O restante livro - ou melhor, a maior parte dele - desenrola a nova vida da rapariga naquele lugar, especialmente o seu processo de adaptação e afins - não vou contar a história toda, não é?
O que me chamou a atenção no livro foi a capa. A capa vermelha com campo florido destacava-se naquela prateleira de livros escuros. Depois, a sinopse pareceu interessante. A história da escritora também me cativou de certo modo. Como se isso não bastasse, a crítica da New York Times, escarrapachada na capa, foi outro motivo para achar que o livro seria realmente bom, uma vez que comparava a autora a Stephenie Meyer e a J. K. Rowling, de quem sou fã.
Achei que essas comparações não foram dignas. Está bem, a autora criou um universo diferente e tal. Mas, em termos de escrita, não se compara às outras duas. O livro devia ter sido mais trabalhado. Há cenas que acontecem depressa demais. Logo no início, as coisas deveriam ter sido mais demoradas, pois logo na primeira página ela diz que todos os colegas a ignoram à excepção do rapaz sombrio, que está sempre de olhos fixos nela, e, na página a seguir, já estão a falar um com o outro, e, mais à frente, estão juntos a dançar no baile da escola, como se já se conhecessem e falassem um com o outro há imenso tempo. Como esta, temos a parte final e outras cenas pelo meio, para além de terem havido algumas confusões com os tempos verbais e com alguns advérbios (por exemplo, era utilizado o aqui em vez do ali, e isso, a meu ver, não fica bem numa narração, apenas num diálogo). 
A história é engraçada, mas não é nada assim do outro mundo. Por causa das críticas e do número de vendas e tal, estava realmente à espera de uma coisa mesmo UAU!, mas tal não se verificou. Não houveram uaus da minha parte, mas confesso que gostei muito da descrição do reino dos Trylle e da casa em que a protagonista passa a viver. Já o início é bastante aborrecido e passa-se de forma muito rápida, coisa que não me agradou e que até me fez pensar em pôr o livro de lado. Lá mais para a frente, quando ela é levada para o reino Trylle com o rapazito misterioso, é que a coisa começa a ficar interessante.
Sinceramente, não sei dizer bem se gostei ou não, por causa dos pontos negativos que já referi e por ter estado à espera de mais, e até estou sem saber se arrisco comprar o segundo volume da trilogia.

7 comentários:

  1. E gostas? ou tens saudades do secundário? :s

    ResponderEliminar
  2. A pesar de tudo parece interessante :)

    ResponderEliminar
  3. Uma amiga minha já o leu e gostou :)

    ResponderEliminar
  4. Eu li o primeiro e o segundo. Gostei muito dois, concordo com a tua crítica a parte do início, tb achei tudo muito rápido. Quanto ao segundo acho que a história se desenvolve mais.
    A história muda muito o seu rumo, aliás, posso dizer até que algumas coisas no segundo são lidas determinam outras que foram lidas no primeiro. Na perspectiva achei que tinha um bom enredo.
    http://alexandraeelisabete.blogspot.pt/2012/10/trilogia-trylle.html (fiz, em outubro, um post sobre a trilogia)
    -Elisabete

    ResponderEliminar
  5. Eu já li os tres livro e sinceramente para mim a história é boa sim, mas nao me agradou muito ... principalmente o fim que é terrivel =(
    Detestei o fim mas pronto.
    Mas recomendo que leias a saga toda, pois vale a pena, nem que seja só para conhecer outra espécie sobrenatural xD
    bjs

    ResponderEliminar