30/08/2011

Com esta fiquei parva

Ontem recebi um e-mail de uma das editoras que tinha contactado há quase um ano. Na altura tinham dito que estavam interessados na minha história, mas fizeram-me uma proposta que eu nem pude aceitar, tipo...tinha que pagar um valor exorbitante para que a publicassem! Já nem me lembro se lhes respondi...acho que disse que o dinheiro que queriam era demais, mas eles não quiseram reconsiderar.
Por isso, quando ontem vi que tinha um e-mail deles, pensei logo "Que raio querem estes agora passado tanto tempo?!" Fiquei meia parva, mesmo. E pronto, lá abri o e-mail. "Ah e tal, continuamos muito interessados na sua obra, por isso vamos fazer-lhe uma nova proposta". Eu a pensar que era uma coisa mais generosa, mas afinal não! Querem que gaste uns mil e tal euros outra vez, e acho que esta proposta ainda é pior, porque apenas 50 exemplares é que serão vendidos nas livrarias (os restantes não-sei-quantos serão comprados por mim! Que fixe ter uns cem livros iguais em casa, hein --'). Quer dizer, uma pessoa dá-se ao trabalho (porque lhe apetece e porque gosta ^^) de escrever uma coisa bonitinha, tem que pagar para que os outros a possam ler e no fim só recebe uma mísera percentagem por cada venda. As editoras, que não fazem nada, é que lucram com tudo isto. Fantástico, não é? Estará esta assim tão desesperada por dinheiro? Ou então está à beira da falência. E eu que os salve! Que lata. Ou então nem é nada disso, mas, pá, eles pedem um valor absurdo. Nem sequer trabalho...espera, deve ser isso que eles pensam. Nunca lhes disse a minha idade, por isso, se calhar pensam que sou uma adulta com o seu emprego. Pergunto-me se teriam levado a sério os meus e-mails se lhes tivesse dito que era apenas uma estudante que nem vinte anos tem.
Há uns tempos, contactei com um autor - cujo livro estou a ler agora, eheh - que me disse que não gastou dinheiro nenhum para publicar o seu livro. Disse que as editoras do género da que me enviou o mail ontem trabalham de forma "deficiente", que o investimento da minha parte é mesmo muito elevado e eu acabo por não ter qualquer lucro - até podia ter prejuízo (e, como nunca vi livros daquela editora à venda, o mais provável seria, de facto, não ganhar dinheiro nenhum). Além disso, entrei num concurso literário e, por isso, não quero saber de propostas de editoras até saber o resultado. 
Agora tenho que lhes enviar uma resposta...não muito agressiva, digamos. Penso nisso depois. Ou então escolho a via mais fácil e não lhes digo nada. Não, é melhor não fazer assim.

Sem comentários:

Enviar um comentário