29/07/2016

...e chegámos a isto

Estava entusiasmada no início do estágio. Por alguma razão, comecei a esmorecer ao longo do caminho. E, agora, é ver-me quase a arrastar-me pelos cantos. Começando logo de manhã, mal saio da cama. Fico a ansiar pela hora de sair assim que atravesso a porta de casa e entro no carro. Se não tenho coisas para fazer, queixo-me por estar a perder tempo; se tenho, não tenho vontade de trabalhar. Em qualquer um dos casos, estou sempre ansiosa por sair. Estou a tornar-me no tipo de pessoa que eu temia tornar-me; naquilo que tanta gente é. Uma frustrada no que toca ao trabalho, que parece que só está ali porque assim tem que ser e que está sempre inquieta pela hora de sair e pelo fim-de-semana.
Não sei ao certo por que isto ficou assim. Talvez por achar que devia estar a fazer algo melhor, mais útil, mais "grandioso". Ou, talvez, porque a rotina já se instalou. Tenho tendência a fartar-me das coisas quando se torna tudo igual, todos os dias. Pergunto-me, por isso, como será quando trabalhar a sério. Estarei entusiasmada nas primeiras semanas por ser algo de novo e, depois, já estarei farta e a desejar algum outro trabalho, noutro lugar. Por isso, o bom seria saltitar de sítio em sítio, de projecto em projecto. Por enquanto, é nisto que ando, já que o estágio acabará por chegar ao fim e, depois, lá encontrarei outra coisa. Mas, depois nisso, não sei como será. Não sei como raio aguentarei um emprego durante meses ou anos se me farto das coisas tão rapidamente quando se estabelece uma rotina.
Não estou feliz com isto. Não estou mesmo. Mas nem sei se alguém será feliz com o trabalho que tem. Se houver alguém assim, invejo-o de morte. Salva-se o facto de hoje ser sexta-feira, de eu poder passar o serão a ver Reign e de os Epica terem lançado uma música nova. Haja algo que me anime.

4 comentários:

  1. Tens de ver a season finale de Reign, é ÉPICA!

    ResponderEliminar
  2. São fases. Há vários factores que te podem estar a afectar: a rotina, as pessoas, o trabalho em si, o calor, a necessidade de novidade... Às vezes adoro o que faço, outras vezes adoro menos. Mas como a minha vida profissional tem esse dom do "nunca se saber o que vem a seguir", tento fazer as minhas coisas tal como posso e sei, e a ocupar a minha cabeça com outras coisa quando estou fora do escritório. Pensa que melhores dias virão =)
    ****

    ResponderEliminar
  3. Ia dizer o mesmo que a Nightwish. Quando ouves pessoas dizer "ai que feliz que estou no trabalho", "quando se faz o que se gosta não custa", "até faço por ficar as 8h mesmo não precisando", esquece. Nem sempre é assim e há pessoas adoram é fazer-se melhor que os outros. Por muito que se goste, virá sempre um dia em que te apetece ficar na cama, um ou dois dias em que não tens cabeça para aquilo ou eventualmente uma segunda e uma sexta em que mal podes esperar pela hora de saída.
    Rotina... Acho que isso terás sempre, não é? Estejas onde estiveres, terás sempre uma rotina, mais tarde ou mais cedo. Podem existir vários factores que te façam sentir assim - porque o mesmo se passa comigo, embora eu goste do sítio onde estou. Normalmente a mim começa-me a afectar quando descanso pouco, ou quando faço coisas sempre iguais. Se aos fins-de-semana tirar a minha cabeça, por completo, do trabalho, começo a semana com outro ânimo.

    Trabalhar é muito bonito, e até podemos gostar muito do que fazemos... Mas acaba por virar rotina. Quanto mais não seja no horário. E, pessoalmente, isso já me chateia. Conheci uma pessoa que adora o trabalho e só estava bem a trabalhar... Mas não fazia mais nada na vida. Não tinha hobbies, não gostava de passear, tinha pouca família e amigos... Estás a perceber o problema?
    Claro que, atenção, esta é a minha forma de ver o mundo. Posso estar totalmente errada.

    ResponderEliminar
  4. Acho que toda a gente vai passando por fases... mas depois há-de passar! Hás-de arranhar forma de te motivares e aprenderes coisas novas e que te mantenham entusiasmada ou simplesmente pensar fora da caixa e arranjares tu formas novas de fazer as coisas de sempre ou mesmo arranjares novas coisas para fazer!
    Espero que a alegria e entusiasmo voltem!

    ResponderEliminar