21/06/2016

Uma dança sombria

Em inglês, A Sombre Dance. É o nome do meu álbum favorito. Posso delirar com Nightwish, ser uma doidinha por Porcupine Tree, adorar Epica cada vez mais, ter considerado Evanescence a minha banda favorita durante alguns anos, ter devorado álbuns de outras quantas bandas vezes sem conta. Mas não há, para mim, álbum melhor do que este.
A banda que criou esta obra de arte chama-se Estatic Fear. Uma banda tão pouco conhecida que, infelizmente, não lança material novo desde então. É classificada como uma banda de doom metal, e isto foi algo que me deixou de pé atrás quanto a ouvi-la. Para mim, doom metal significa deprimência. Significa música arrastada; aqueles instrumentais super pesados e tão arrastados, e as vozes igualmente arrastadas, como se tudo estivesse em sofrimento.
Conheci a banda através de um fórum (tenho quase a certeza de que foi o Logan quem a deu a conhecer...obrigada, Logan! Acho que nunca te agradeci por isto :P). E ver um dos membros do fórum, que era bastante culto em termos musicais, dizer algo do género Isto é muito bom! Como é que eu não conhecia isto?, foi algo que me levou a ouvir o álbum. Não ter julgado a banda por causa do seu género ou o próprio álbum por causa da sua capa - que eu acho feia, mesmo - foi a melhor coisa que fiz.
Não é doom, para mim. Ou seja, não é deprimente. Pelo contrário, foi das coisas mais bonitas que já ouvi até hoje. Daí ser o meu álbum favorito de sempre.
Há uma atmosfera dark e algo gótica neste álbum, mas também há uns toques de folk e de medieval que eu tanto gosto. Há os elementos típicos do doom metal, os instrumentos característicos e, por vezes, algo arrastados, bem como a típica voz gutural deste subgénero. Há a combinação entre isto e algo que torna este álbum tão bonito e tão diferente dos demais. Com o "algo", refiro-me a outros instrumentos. Alaúde, flauta, violoncelo, órgão. E sons. O som da chuva e de trovoadas, por exemplo. Estas misturas resultam numa combinação tão única. As próprias melodias são deliciosas. Mágicas talvez seja a melhor palavra.
Não me canso deste álbum. Já o ouvi tantas vezes e, de todas as vezes, admiro-o e apaixono-me como se estivesse a ouvi-lo pela primeira vez. Seja a que hora do dia for e seja qual for o meu estado de espírito, ouvir qualquer uma das músicas deste álbum faz-me sorrir. Os primeiros acordes de uma canção são suficientes para me porem um sorriso no rosto. E fazem-me fechar os olhos e sonhar. Ouvir este álbum remete-me logo para uma história de fantasia. Faz-me imaginar magia e florestas e viajantes com mantos a percorrer um mundo imaginário com cenários místicos. Para mim, é uma tremenda fonte de inspiração. Só tenho mesmo pena que este projecto não tenha continuado. Acho que tinham um enorme potencial.
Não espero que alguém que me leia conheça a banda ou que goste, até porque não foi com este propósito que vim escrever esta publicação. Eu, simplesmente, tive que escrever sobre isto.
Acho que não há uma só música que demonstre o quanto adoro este álbum e acho que todo ele merece ser ouvido - para quem gostar, como é óbvio. Por isso, e como não consigo decidir-me em relação a que música publicar aqui, deixo a introdução e o "primeiro capítulo" do álbum - não fosse a música chamar-se Chapter I -, para quem quiser um cheirinho.


5 comentários:

  1. Não fazia ideia que esta banda existia sequer (ou existiu, uma vez que estive a pesquisar e está em aberto a possibilidade de serem gravados mais álbuns, coisa que nunca aconteceu). E é pena, porque esta faixa é muito boa!! Sinceramente, só não gostei do gutural, mas se for coisa para não aparecer com muita frequência, acabo por relevar. Achei a combinação de instrumentos e sons bastante interessante, e vou, sem dúvida, dar uma oportunidade ao material desta banda. E remete, sem dúvida, para uma obra de fantasia =)
    Posso recomendar-te, numa linha um pouco diferente, uma outra banda cujos trabalhos são uma verdadeira fonte de inspiração, que provavelmente já te falei. São os Nox Arcana. Os álbuns deles são todos instrumentais, com apenas uma música cantada cada, e o alinhamento conta sempre uma história diferente. É fantástico ir adivinhando o que vai acontecendo em cada história, quer pelas melodias, quer pelo nome de cada faixa. Os meus álbuns favoritos deles são Carnival of Lost Souls e Phantoms of the High Seas. Uma verdadeira inspiração quando estou a escrever ^^
    ****

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente para ti, todas as músicas deste álbum têm guturais...xD Excepto a introdução e uma outra música, que é instrumental. De resto, todas têm, mas é questão de uma pessoa se habituar xP Eu ouço várias bandas em que a voz gutural está presente em grande parte das músicas, por isso é algo a que já estou mais ou menos habituada :P
      Ah, sim...a tal banda que eu disse que ia ouvir e que ainda não ouvi xD Já falaste dela no teu blog, sim. Mas eu, um dia, vou ouvir alguma coisa deles! :P

      Eliminar
  2. Confesso que não conhecia a banda. Mas também sou grande fã dos Nightwish e dos Within Temptation!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sei como não mencionei Within Temptation neste post...é outra banda que adoro ^^

      Eliminar
  3. Desconhecia esta banda. No entanto vou já pesquisar por ela no youtube! Visto que temos gostos musicais semelhantes julgo que vou gostar :)

    ResponderEliminar