16/06/2016

Facto #42

Já há muito que tinha constatado que viver numa ilha é sinónimo de isolamento. Mas acho que nunca me senti tão isolada como agora.
Há tanta coisa em Portugal continental, tanta coisa que me faz sentir, de facto, isolada e que me deixa triste por não poder aproveitá-las. Pode parecer ridículo por não deixar de ser o mesmo país e por ser um sítio tão próximo. Mas continente e ilhas são tão diferentes...
Há imensas formações e cursos que não me importava de fazer. Há concertos a que gostava de ir. Há pessoas que gostava de ver mais vezes. Há a possibilidade de escapadinhas de fim-de-semana para outras cidades, ou mesmo para outros países. Há a hipótese de viajar directamente para outro lugar, sem haver aquela dependência dos voos entre as ilhas e o continente. E tenho a certeza de que há muitas mais coisas.
Cada vez mais tenho a sensação de que não pertenço aqui.

8 comentários:

  1. Provavelmente o fato de teres estudado aqui durante algum tempo ainda te ajudou a ficar com essa ideia muito mais vincada... Apesar de não viajar muito não me vejo a conseguir viver numa ilha...

    ResponderEliminar
  2. Acredito que te custe, principalmente como estudaste no continente agora sentes mais a necessidade de estar num espaço maior e sentes que as ilhas não te permitem tanto isso. Mas de certeza que as ilhas têm paisagens lindas, e coisas boas para fazer. Mas de qualquer maneira, se um dia quiseres morar no continente, porque não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, lá isso têm. E coisas boas para fazer também, mas especialmente durante o Verão. E regra geral são coisas que envolvem a natureza. É algo que gosto muito, é verdade. Mas há determinadas coisas que fazem falta aqui. Enfim, todos os sítios do mundo vão ter as suas vantagens e desvantagens...

      Eliminar
  3. Pode não ser o facto de ser uma ilha, mas sim sentires que não pertences ai. Acontece e confesso que estou a passar por isso agora, vivo em Lisboa e não me falta nada aqui, mas sinto cada vez mais que este não é o meu lugar.

    ResponderEliminar
  4. Nós não temos que pertencer ao lugar que nascemos, mas àquele onde nos sentimos preenchidos. O facto de teres saído daí para estudar noutro local contribui sempre para esse sentimento de "deslocação". Eu não saí do continente, aliás, fui para uma cidade relativamente perto, e tenho a mesma sensação quando volto "à terrinha". E em nenhuma delas acontece alguma coisa extraordinária! Os bons eventos são sempre no Porto ou em Lisboa, por isso, ou uma pessoa acaba sempre por saltitar entre cidades.
    Ainda que tenhas esse sentimento de não pertencer agora, um dia vais encontrar o teu lugar de entro todos os outros =)
    ****

    ResponderEliminar
  5. Espero que consigas voltar para o continente, não deve ser fácil morar aí especialmente quando somos novos e queremos ver e fazer tudo (:

    ResponderEliminar
  6. Desejo sinceramente que um dia consigas vir para o Continente definitivamente e possas aproveitar tudo sem condicionantes :)

    ResponderEliminar