20/10/2014

Uma questão de hábito

Hoje, umas colegas comentaram que, ultimamente, quando vão passar uns dias a casa, costumam fartar-se com facilidade e desejar rapidamente o seu espaço, por já se terem habituado a viver sozinhas. Eu sinto o mesmo. Por muito bom que seja voltar a casa, passados uns dias já começo a desesperar pelo meu espaço e por um tempinho sozinha. Começo a cansar-me das vozes e do barulho - especialmente se são discussões parvas entre a minha mãe e a minha irmã -, do facto de a minha avó aparecer várias vezes por dia na minha casa, das perguntas da minha mãe acerca do que será o jantar para o dia seguinte, do ter que limpar a casa-de-banho todos os dias porque o gato suja-a todos os dias, das insistências do meu pai em querer combinar os típicos jantares da treta comigo e com a minha irmã, entre outras coisas. Mas, seja como for, há dias em que algumas destas coisas dão saudades, especialmente naqueles dias horrorosos em que fico condenada a ficar em casa sem ver um único ser humano ao vivo e a cores. Felizmente, as saudades ainda não bateram à porta este semestre. Por enquanto sinto-me bem.
Sim, quando não existem saudades, sinto-me bem. Distraio-me com a rotina, e gosto de ter o meu espaço, as minhas coisas, de me sentir responsável. Sabe-me bem não ter horários - exceptuando os das aulas, obviamente - e poder fazer o que me apetecer, quando me apetecer. É uma questão de hábito. Quando se tem isto, uma pessoa já não quer outra coisa - pelo menos falo por mim.
Mas às vezes tenho uma espécie de receio de me habituar demasiado a isto, a estar longe de toda a gente. Especialmente em relação ao meu namorado. Nós já andámos nestas andanças - de estarmos longe um do outro por estudarmos em cidades diferentes, separadas por quase trezentos quilómetros - há uns quatro anos, pelo que, sim, já estamos habituados a que assim seja. Mas parece-me que este ano vai ser mais complicado que os anteriores. É o último ano de ambos. Só nesta pequena frase dá para perceber a dificuldade: a faculdade vai sufocar-nos. Para além de que não vamos ter férias coincidentes, à excepção das do Natal - que são sempre umas férias de m*rda, no meu caso - e das do Verão, que ainda vão muito, muito longe. Já não nos vemos há mais de um mês devido às coisas que temos tido que fazer, e mais coisas virão nos próximos tempos, como não podia deixar de ser.
Mais uma vez, o facto de estar distraída com a rotina, ter coisas para fazer e seminários a que assistir nas próximas semanas faz com que esteja bem. E ele também parece estar bem, também lá ocupado com as suas coisas. Mas lá está...às vezes, tenho medo que fiquemos demasiado habituados a estarmos longe um do outro. Tão habituados que, enfim, acabemos por perder aquela vontade de estarmos juntos. Que acabemos por nos conformar com isto. É estúpido, porque já estamos nisto há tanto tempo e eu não duvido do que ele sente por mim, mas às vezes penso nisso, especialmente naqueles dias em que não acontece nada e não temos nada de novo para contar um ao outro, o que resulta em conversas demasiado curtas, que me fazem pensar em parvoíces do género Se agora já falamos tão pouco, como será daqui a uns anos?.
Claro que, quando estamos juntos, tudo muda. Nestas alturas, não me vêm estes pensamentos estúpidos, e aproveitamos todo o tempo que temos para estarmos juntos. Mesmo que não façamos nada.
Nem sei bem por que escrevi isto. Parece parvo. Talvez porque, enfim, vejo tanta gente com os seus namorados, a passar tempo com eles e a combinarem coisas juntos, enquanto eu estou para aqui, sozinha. Mas estou bem. Só que, às vezes, gostava de poder estar com ele todos os dias, nem que fosse só por cinco minutos.

7 comentários:

  1. Suponho que estares separada dele durante tanto tempo faça com que cada momento juntos seja ainda mais intenso e inesquecível. A verdade é só uma: a distância piora sempre as coisas e a rotina pode acabar por matar, mas tenho a certeza que juntos conseguirão ultrapassar todos estes obstáculos. E ser o último ano pode ser positivo: tens menos tempo, assim como ele, mas é o último ano. Depois, supostamente, já poderão estar juntos mais vezes a aproveitar da melhor maneira possível. Estes pequenos esforços valem a pena e, se já aguentaram tantos anos, continuarão a aguentar. É assim, o amor (:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. =)
      Olha que não sei...não sei o que o futuro me reservará depois deste último ano x) Mas isto é assunto para outro post =P

      Eliminar
  2. Percebo o que dizes quando dizes que comecas a sentir falta do sossego, do silêncio, de estar sozinha, também sinto isso. Quanto ao teu namorado, não te esqueças que a pessoa com quem vais dividir a vida tem de ser aquela com a qual os silêncios não sejam constrangedores ;) acho que vocês São fortes e o sentimento é o mais importante e esse existe porque se não existisse não teriam aguentado tanto tempo de relacao com tanta confianca e tão longe um do outro. Tem força querida, é normal teres esses receios mas acredita em voces e que quando começarem a viver juntos aí é que não vão querer outra coisa ;)

    ResponderEliminar
  3. Compreendo-te em certo ponto nas saudades de casa. Ainda não regressei a casa mas já imagino como será, filha de pais separados vai ser cada um a puxar para o seu lado. Não vou ter o meu sossego do costume e em vez de férias para relaxar, vou ter férias stressantes... Gosto bastante do meu canto, do meu sossego e da minha rotina mas às vezes apetece-me fazer algo diferente mas não tenho com quem.
    Passei isso com o meu namorado quase 2 anos, se tínhamos rotinas e coisas a fazer estávamos bem caso contrário também tínhamos dessas conversas curtas... Mas claro que pessoalmente tudo muda :p

    ResponderEliminar
  4. Não deve ser nada nada fácil estarem sempre longe um do outro mas como disseste que já andam nisto à tanto tempo que não ia ser agora que tudo terminava. Têm mais trabalho (também estou no último ano) mas de certeza que vão conseguir estar juntos e afastar essas ideias da tua mente (:

    ResponderEliminar
  5. De vez em quando passo pelos mesmos "dramas" que tu, não estou com o meu namorado todos os dias, vivemos em cidades diferentes e só de duas em duas semanas estamos juntos, ou na melhor das hipóteses de semana a semana (nos fins de semana apenas), daí ficar com a ideia de que nem sempre falamos muito ou nem sempre estamos bem por estarmos tanto tempo afastados mas, quando estamos juntos, essas minhocas desaparecem da minha cabeça :) Quanto ao habituares-te a viver sozinha, a minha irmã era exatamente como tu, viveu uns anos sozinha e sempre que vinha passar fins de semana a casa, ainda no próprio dia já se fartava com a confusão!

    ResponderEliminar