04/10/2014

Uma pessoa não sabe se há-de rir ou chorar

O meu curso está continuamente a ensinar-me a ter mais cuidado com aquilo que como, a planear melhor as minhas refeições, a detectar diversos erros alimentares. Está, constantemente, a ajudar-me a desenvolver um sentido crítico no que diz respeito à temática da alimentação, especialmente no que diz respeito àquilo que leio ou ouço sobre o assunto - mesmo quando as coisas são ditas ou escritas por profissionais de saúde. Acontece que já vi tanta asneira em revistas e por essa internet fora, que fico sem saber se hei-de rir ou chorar. Costumo sempre rir-me, é certo.
Foi como aconteceu no outro dia. Uma professora minha leu um plano alimentar que um antigo colega nosso elaborou - ela disse "colega", mas ficámos sem perceber se, de facto, tinha tirado o curso na nossa faculdade -, e eu, assim como toda a gente, só me ri, tal eram as asneiras que lá estavam. A professora, porém, disse que teve vontade de chorar quando o viu pela primeira vez. Pudera; anda a ensinar-nos as coisas de determinada maneira para, no fim, as pessoas lá fora armarem-se em espertas e só dizerem asneiras. É precisamente isto que acho estranho. Até porque eu sei, uma vez que já assisti a consultas, que tanto esta professora como outras elaboram os planos da mesma maneira como nos ensinam a fazê-los. Como é que se sai daqui e se passa a fazer as coisas de uma forma tão diferente, tão...estúpida?
Mas, lá está, eu rio-me das coisas - ou fico chocada, por vezes - precisamente por estar dentro do assunto. Já as pessoas que estão fora do assunto têm a tendência de acreditar em tudo, é um facto. Às vezes armo-me em chica-esperta e corrijo as pessoas, e isto até sabe-me bem porque, sei lá, é sinal de que aprendi alguma coisa, que sei alguma coisa. Mas é algo que nem sempre dá resultado, uma vez que a televisão, a internet e as revistas têm, ainda, um poder enorme sobre a cabeça das pessoas.
Isto, no entanto, costuma acontecer com pessoas que conheço há muito tempo e com as quais tenho um certo à-vontade e uma certa confiança. Na internet - até mesmo no mundo dos blogs -, costumo ficar caladinha face às asneiras que leio, e isto porque não passo de uma estudante, na qual ninguém vai acreditar. Porém, quando chegar a altura do estágio, não me vou calar, se assim tiver que ser.

8 comentários:

  1. as pessoas na maioria das vezes acreditam naquilo que lhes convém, quer esteja bem ou mal. e não importa quem diz, se for da maneira com elas querem até pode ser o maluco ali do lado...

    ResponderEliminar
  2. E acho que fazes muito bem! E podias partilhar assim algum do teu conhecimento connosco de vez em quando :) eu ía gostar bastante, até porque como bastante mal, sou muito esquisita!

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que devias sempre corrigir. É para o bem das pessoas! :)

    ResponderEliminar
  4. Por isso é que temos que ter muito cuidado com o que dizem em revistas e na Internet. Fazes muito bem em corrigir :))

    ResponderEliminar
  5. Sabes o que podias fazer aqui no blogue? Pegar nessas asneiras ditas por este país fora e mostrar o que é realmente correcto. Decerto irias ajudar imensa gente e começavas a pôr já em prática os teus conhecimentos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah :P Eu às vezes penso nisso, por acaso, mas não queria tornar o blog em algo muito informativo... De qualquer forma, vou pensar no teu caso :P

      Eliminar
  6. Por isso é que há muita informação errada a circular por todo o lado! Acho que fazes muito bem em não te calares e em corrigires o que está mal!

    r: podes crer querida. Os bares que são todos iguais e banais ficam e os que são mais alternativos e de boa música (que eu gosto!!!) acabam.. Não se percebe. Agora nem sei onde hei-de ir quando for sair -.-

    ResponderEliminar
  7. Eu leio tanta coisa contraditória na internet. Ora podes comer isto ora faz muito mal que não acredito em nada. Só acredito mesmo na minha nutricionista e mesmo assim às vezes fico na dúvida xD

    ResponderEliminar