18/06/2015

Só fica a faltar a coragem - parte #2

Fui ao oftalmologista esta semana. E perguntei-lhe acerca da cirurgia a laser, algo no qual já andava a matutar há mais de um ano.
Ponto um: a cirurgia corrige a miopia e o astigmatismo, que são os dois problemas que tenho. Ponto dois: a minha graduação está estável desde que comecei a usar lentes de contacto, ou seja, há quatro anos, o que é um ponto a favor porque, sim, ao que parece a coisa tem que estar estabilizada há algum tempo. Ponto três: tenho uma espessura de córnea "para dar e vender", como disse o médico - que foi logo a correr medir-me a espessura da córnea assim que eu disse que queria fazer umas perguntas sobre a operação -, o que é outro ponto a favor, já que é necessário ter determinada espessura para se poder operar. Ponto quatro: perguntei-lhe se havia probabilidade de a coisa correr mal e de eu ficar a ver pior do que aquilo que já vejo, e disse-me que não. Qualquer cirurgia tem os seus riscos, claro, mas esta não se considera arriscada...e eu realmente achava estranho que fosse possível "cegar" uma pessoa com uma operação destas, mas resolvi perguntar na mesma. Ponto cinco: tem a (grande) vantagem de eu não vir a precisar de óculos ou de lentes para ver perfeitamente durante uns bons anos, até à altura em que se começa a precisar de óculos para ver ao perto - coisa que parece inevitável, pois acho que todas as pessoas que conheço com perto de cinquenta anos (ou com mais idade) usam, de facto, óculos para verem ao perto.
No entanto, há sempre uns "mas".
O meu médico já não opera, pelo que teria que me encaminhar para outro que eu não conheço de lado nenhum. E esse outro seria de Lisboa, pelo que teria que lá ir para ser operada. Para além disso, continuo com medo. Porque, quer dizer, isto implica passar uma lâmina pelo meu olho! Coisa que, ainda que seja indolor, não deixa de ser assustadora. Depois, claro, há o custo, mas isto arranjava-se, nem que fosse às minhas poupanças. Só o receio é que me impede, já que sou uma boa candidata à operação e preencho os requisitos necessários...

8 comentários:

  1. Se eu pudesse fazia, mas não ha meio de a minha miopia estagnar :s Vai pensando sobre o assunto, e vais ver que começas a perder o medo. So podes beneficiar da operação!

    ResponderEliminar
  2. Pensa nisso e pondera... seja como for, desejo-te boa sorte para o que decidires:)

    ResponderEliminar
  3. Também tenho miopia e astigmatismo que ainda não estabilizaram (muito por culpa minha que não gostava de usar óculos... mas agora já uso!). E não consigo pensar em ser operada ao olho. Faz-me uma confusão tremenda!! Nem lentes consigo colocar sem pensar que vou furar um olho. Mas eu sou muuuuito mariquinhas no que toca a mexer no olho.
    Mas se é benéfico para ti, vai ser bom. Teres de ir a Lisboa é mais complicado mas pronto, no fundo a operação é para o teu conforto! :)

    ResponderEliminar
  4. A minha irmã quer muito fazer a cirurgia, mas ainda não pode pela idade que tem! Até te podia indicar o medico da minha irmã penso que ele faz a operação.
    -Alexandra

    BlogBloglovin'Google+TumblrTwitterWe Heart It

    ResponderEliminar
  5. Já muitas pessoas me perguntaram porque não uso lentes de contacto ou porque não vou fazer uma operação aos olhos. E eu sinceramente acho que não conseguiria fazer nenhuma das duas. Gosto muito de usar óculos e detesto tudo o que envolva operações. Mas tenho uma amiga que fez essa operação e correu super bem. Se é algo que queres mesmo então luta por isso :)

    ResponderEliminar
  6. Eu tenho astigmatismo mas nunca ponderei a operação. Gosto de usar óculos :) olha querida, eu acho que se é algo que queres talvez devesses fazer. Mas se o médico para onde ele te encaminhar tive «Castanheira» como último nome por favor não aceites! Esse era o meu médico e é uma merda. É péssimo, passou-me mal a graduação 3x e no final ainda disse que eu é que estava a ser estúpida e a inventar (porque ir todas as semanas ao consultório queixar-me durante dois meses devia ser o meu hobbie preferido) Não me soube sequer resolver o problema, foi na óptica em que fiz as lentes é que me ofereceram uma consulta e conseguiram corrigir e perceber que as 3 receitas que ele me passou estava todas erradas, todas!! Vê lá -.- se hoje vejo bem com os óculos que tenho é porque na óptica me ajudaram porque por aquele senhor continuava a ver mal e ai de quem lhe dissesse que o erro tinha sido dele!

    ResponderEliminar
  7. Vai rapariga! Pensa em tudo de positivo que essa operação traz e não peses muito os riscos, afinal de contas existem muitas pessoas que já fizeram essa operação e correu bem :)
    Oupá faz! :)

    ResponderEliminar
  8. Também quero imenso fazer apesar de ter medo de mexer o olho e aquilo dar para o torto. Mas infelizmente a minha miopia ainda não estabilizou e por isso ainda não pensei muito nisso.
    E sim, vais ter de voltar a usar óculos por volta dos 50/60 :p

    ResponderEliminar