15/04/2015

Dentes, aparelhos e afins #3

Já há algum tempo que digo que quero endireitar os dentes. Mesmo sabendo que isso poderia implicar voltar a usar aparelho nos dentes superiores. Tenho notado que estes benditos estão cada vez mais tortos desde o nascimento dos sisos, e, para além disso, tive que deixar o aparelho de contenção, porque, da última vez que o pus, nem sequer consegui dormir devido a dores nos dentes. Para além disso, outra grande razão para marcar consulta no dentista teve a ver com uma estranha situação - que eu nem sei descrever - relacionada com os dentes inferiores. Que, como se isso não bastasse, são horríveis, pois, ao contrário dos superiores, nunca tiveram ferrinhos.
Fui hoje saber o meu plano de tratamento. Não foi surpresa alguma saber que vou ter que usar aparelho tanto nos inferiores, como, novamente, nos superiores. Surpreendeu-me, antes, o facto de não ser necessário arrancar os sisos de cima. Menos mal. O caso dos inferiores é que me assustou. Vou ter que fazer uma simples extracção de um dente, mas não é isso que me assusta, uma vez que já tive que tirar quatro. O que me assusta é a cirurgia - foi mesmo esta a palavra - para resolver a tal situação que não consigo descrever. Na consulta, não o demonstrei, mas, realmente, fiquei com medo. Da próxima vez que lá for, já vou pôr os ferrinhos nos superiores, enquanto a situação dos inferiores vai ser resolvida mais para a frente.
O que me chateia no meio de tudo isto é não perceber por que é que o totó do meu dentista anterior fez o que fez. Primeiro, retirou-me o aparelho passado apenas um ano. Depois, nunca sugeriu corrigir os dentes inferiores e não previu esta situação, mesmo com as minhas radiografias na sua frente. Nunca soube responder ao certo às minhas perguntas sobre o aparelho de contenção, nomeadamente à mais importante de todas: Durante quanto tempo mais vou ter que dormir com isto?. É que foram quase sete anos a dormir com aquela porcaria, e para nada, visto que, agora, é como se voltasse ao início. Por último, da última vez que lá fui, há uns dois anos, pedir uma opinião sobre o que se podia fazer, já que via a coisa a ficar cada vez pior, não soube dizer nada, como se estivesse à espera que eu sugerisse o que poderia ser feito. Basicamente, estava apenas a pensar na parte estética da coisa, e, por isso, como não se via que estava torto, não servia de muito estar a endireitar. Ora, e eu não os sinto todos tortos! Depois desta última consulta, que foi uma autêntica perda de tempo - e de dinheiro! -, decidi nunca mais lá voltar. Agora, estando noutra dentista, fiquei assustada com parte daquilo que me espera, sim, mas ao menos sei - ou, pelo menos, cheira-me - que, desta vez, vai dar certo.

5 comentários:

  1. Há médico bons e médicos maus. Em todas as áreas.
    Não sei nada sobre aparelhos, porque sempre tive os dentes muito direitos e saudáveis.
    Mas como disseste, o lado positivo é que vais poder tratar dos teus dentes, desta vez, correctamente.
    Que corra tudo bem :)

    ResponderEliminar
  2. Estamos na mesma situação. Usei aparelho vários anos nos dentes superiores e inferiores. Quando os tirei os dentes estavam fantásticos e apesar de na altura ir lá várias vezes por ano ela não soube ver que estavam a entortar e que o aparelho de contenção não estava a cumprir a sua tarefa. Depois queixei-me de eles se estarem a afastar de novo e ela mandou-me comprar um trainer for alignment (pareço o Rocky xD) mas tarde demais porque eles já não se vão manter direitos.
    Quando puder volto a pôr e noutro dentista! Só me soube dar despesa aquela mulher. Nunca mais.

    ResponderEliminar
  3. Ah e relativamente aos dentes do siso, já os tirei aos quatro e não tenhas medo. Apesar de o primeiro dente do siso que tirei ter sido mais dificil devido à posição dele (daí ter sido o primeiro) os outros foram num instante.

    ResponderEliminar
  4. Eu já usei aparelho, porque tinha os dentes tipo E.T. mesmo assustadores. Agora ando a dormir com uma placa de retenção, já há uns dois anos (talvez este mês pare), mas também é por causa do meu maxilar que é estúpido. E decidiu estalar sempre que eu abro e fecho a boca, quando como é uma grande barulheira...

    ResponderEliminar
  5. Nem fales de dentes do siso. Tive de tirar um que me deu muito que fazer. No raio x não apareceu nada e estava preso ao osso. Nem foi bom. Espero que corra tudo bem.

    ResponderEliminar