08/01/2015

Está tudo tão crescido...

Eu e o meu namorado fomos convidados para o casamento de um casal nosso conhecido, e a minha primeira reacção ao ver o convite foi partir-me a rir por não ter estado nada à espera daquilo - nenhum dos membros desse casal estava à minha frente na altura, porque, caso estivesse, teria aguentado esse ataque súbito.
Ora, e eu não estava nada à espera daquilo porque, simplesmente, é estranho conceber esta ideia de pessoas que conhecemos na escola estarem, de repente, a casarem-se. O facto de os ter conhecido na escola faz com que me lembre deles com aquela idade que tinham quando ainda estavam na escola. É estranho pensar como crescem tanto e tão depressa a ponto de se virem a casar. Parece-me uma coisa tão..."adulta". Se bem que um dos membros desse casal é alguns anos mais velho do que eu. O outro - a rapariga - deve ser pela minha idade. E se eu, tendo vinte e dois anos, não me imagino casada, também não consigo imaginar qualquer outra rapariga de vinte e dois anos casada.
Como se esta não bastasse, há um outro casal nosso conhecido que está à espera de bebé. Portanto, conheço uma rapariga de vinte e dois anos grávida, e uma outra de vinte e dois anos - não sei ao certo a idade dela, mas deve ser por aí - que se vai casar. E imaginar-me em qualquer uma destas situações é ridículo, no mínimo.
Mas, vendo bem, parece que sou eu que não cresço. Não me imagino nessas coisas tão "adultas" porque ainda não entrei em algo que se assemelhe à chamada "vida adulta". Ainda estudo, e sempre o fiz durante toda a vida; talvez seja por isso que ainda me considere nova demais para este tipo de coisa. Este casal que nos convidou começou a namorar pouco depois de nós e só a rapariga é que está a acabar de estudar. Por isso, está bem. Talvez já estejam mais dentro da "fase adulta" do que nós por causa de tudo isto - por a rapariga estar a acabar de estudar e por o rapaz ser um pouco mais velho e já não estudar e ter a vidinha encaminhada.
Já eu e o meu namorado, credo, quase nem dá para imaginar isto dos casamentos em relação a nós. Parecemos ser tão novos, não apenas em termos de aparência, mas, por vezes, em termos mentais também. É como se tivéssemos parado algures no tempo. Foi algo desse género que lhe disse para explicar a minha infeliz reacção, que não consegui controlar. Ele diz que isso de parecermos mais novos é bom, e, honestamente, eu também acho. Não tenho qualquer pressa em entrar na "vida adulta". Tenho pressa em terminar o curso, começar a trabalhar e ter a minha própria casa, sim, mas isto é algo que nem considero "vida adulta". Para mim, a "vida adulta" começa quando duas pessoas se casam, têm filhos e vivem em função da rotina e/ou da família que acabaram por constituir. E eu, uma vez que não quero filhos e não tenho propriamente o sonho de usar um vestido de noiva, espero, no que depender de mim e quando acabar de estudar, ter imensos "anos de jovem" para gozar.
Com isto, não critico quem decide casar-se ou ter filhos tão cedo. Apenas acho que são passos tão grandes para se dar, e é por serem tão grandes e tão "adultos" que me parecem estar tão fora do meu alcance. Porque sinto que parei algures no tempo. Que ainda não tenho idade ou mentalidade para isso. Vai-se lá perceber porquê. Não invejo quem escolhe crescer tão depressa, contudo.

11 comentários:

  1. No meu caso, tenho amigas, conhecidas de 21/22 anos com filhos a algum tempo e outras no mesmo caminho.
    Não que as julgue, nada disso, mas como isto esta hoje, acho que a parte dos filhos tem de ser minimamente planeada, no momento certo. Ok, existe precalços...mas muitas vezes também é falta de juizo.

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente também não me imagino já casada mas definitivamente quero casar antes dos 30. Mas há pessoas e pessoas. E se eles têm a vida encaminhada e tudo para dar certo então, porque não?

    ResponderEliminar
  3. Acho que não és nada nova demais. Estás muito bem oara a idade que tens. Acho é que as pessoas querem brincar aos adultos muito cedo! Aos 22 anos casada? Aos 22 anos grávida? Gente, não vivemos na época dos nossos avós! Acho que hoje em dia temos, Gralas a Deus, a possibilidade de gozarmos mais, de viajarmos mais, de escolhermos mais, de arriscarmos mais e estamos a trocar essa liberdade para voltarmos aos tempos dos nossos pais e avós? Temos muito tempo para casar e ter filhos, eu prefiro gozar mais enquanto posso!!

    ResponderEliminar
  4. acho que não és nova demais. Eu pelo menos só me caso lá para os 30.

    ResponderEliminar
  5. casam-se agora e já estão divorciados antes dos 30 muitas das vezes... para não falar daqueles que se casam cedo e vivem anos à custa dos pais, se é para essas coisas mais vale as pessoas continuarem solteiras e não gastarem rios de dinheiro em casamentos só por que "sempre sonharam casar de branco" e só por que "fica bonito".

    ResponderEliminar
  6. Deve ser engraçado ver alguém que conhecemos na escola a casar-se dentro da nossa faixa etária, quanto ao estar grávida, bem, posso dizer que em 2014 pelo menos 5 pessoas que andaram comigo da primária até ao básico foram pais. Sem trabalho nem estabilidade, foram pais. E tenho mais (pelo menos) uma rapariga também da primária que está grávida já de 7 ou 8 meses... Isto sim, faz-me confusão. Mais confusão do que casamento na minha idade. É que eu, casada vejo-me, mas a ter filhos sem estabilidade (nem financeira nem familiar) não...

    ResponderEliminar
  7. Identifiquei-me quando li isto, tive a mesma reacção que tu (rir) quando me disseram que uma rapariga que andou comigo na escola ia casar xD e fiquei chocada quando uma grande amiga minha teve dois filhos (e tem a nossa idade, bem tu deves ter +- a mesma idade que eu), eu era incapaz de ter filhos já, primeiro porque quero terminar o curso antes e ter alguma estabilidade financeira, acho que as pessoas hoje em dia andam demasiado precipitadas (ou também temos de ver que há quem tenha outro tipo de prioridades).

    ResponderEliminar
  8. Entendo-te tão mas tão bem!
    Não me vejo a casar, e não entendo como há pessoas a casar aos 20 e pouco. Penso sempre que esta gente é doida, principalmente quando nunca viveram com o namorado. Imagino logo aquilo a correr mal.

    ResponderEliminar
  9. Ando há dias para fazer um post do mesmo género que este. Conheço algumas pessoas que andaram comigo na escola e que já estão casadas e com filhos, mas que não seguram vida académica e decidiram constituir família mais cedo. Uma colega de curso minha ficou noiva há cerca de uma semana, e pouco antes disso soube que um colega meu vai ter um filho. Não consegui evitar pensar: ena pah, estou a ficar crescida e nem me tinha apercebido disso, porque apesar de já ter 24 anos, continuo a estudar e a estagiar, vivo num apartamento de estudantes/ainda não tenho a minha casa, ainda dependo fortemente dos meus pais a nível económico e toda a vida foi assim. Mas depois lembro-me da minha mãe, que casou aos 18 anos e me teve aos 21, e que a vida dela era totalmente diferente daquela que eu segui. É uma opção de vida que não critico, mas que eu não seguiria para já. Ainda assim fico chocada, não pelas opções de cada um, mas porque me apercebo que já tenho "idade para ter juízo" e que, apesar de tudo, ainda há tanta coisa que não vivi e não experimentei e que, há uns 10 anos, pensava que por esta altura já teria vivido/feito de tudo =) ****

    ResponderEliminar