11/01/2015

Da última época de exames

Esta é sempre aquela época em que pergunto constantemente a mim mesma se, realmente, sei estudar ou se, pelo contrário, sou apenas demasiado despachada e relaxada em relação ao estudo. Isto porque começo a estudar logo de manhã e costumo acabar pelas quatro ou cinco da tarde, coisa que acho que não é muito normal por nunca me ter acontecido nas épocas de exames anteriores. É por isso que tenho conseguido descansar o suficiente, e, na maioria das vezes, faço-o a ver episódios do Once Upon A Time - mas, por este andar, daqui a pouco já não tenho episódios para ver. Até tenho escrito um pouco, e isto é coisa que nunca faço durante a época de exames para não me "viciar" na coisa. Espero que isto não me lixe.
Mas, de qualquer das formas, o que posso fazer quando já acabei de estudar e se me sinto preparada para o exame? Continuar a bater na mesma tecla - estudar -, bem, isso é que não. Só acho que tenho acabado cedo demais, e acho, também, que nunca estive tão descontraída em relação aos exames como agora. Mas, vendo bem, aqueles exames que, para mim, são os piores, ainda estão para vir. Já fiz dois e amanhã tenho o terceiro. E, adivinhem, hoje não estudo mais.
Ao mesmo tempo, tem estado um frio tão insuportável, que nem tenho tido vontade de sair de casa e nem tenho dispensado os meus pijamas - e as mantas e os chás têm sido grandes aliados também...apesar de os chás arrefecerem num piscar de olhos. Não ando com a habitual vontade de trepar paredes por estar tanto tempo aqui fechada - talvez por, pela primeira vez, estar a conseguir equilibrar o tempo de estudo com o tempo de descanso -, mas também não ando com a habitual vontade de querer ir para qualquer lado. O frio é tanto, que só de pensar em ter que me vestir para sair, bem, até me arrepia.
É provável que isto também esteja a acontecer por não estar com aquela obsessão de Tenho que passar a tudo para poder ir para casa e ter férias. É claro que quero umas férias, mas não estou propriamente desejosa por voltar para casa. E isto porque, da próxima vez que voltar, será de vez. Será para lá a ficar a estagiar, e, à medida que os dias passam, parece que fico com cada vez mais medo daquela porcaria.
Ao fim e ao cabo, o que me chateia e me entristece é isto... Agora que tudo corre melhor, que ando mais relaxada, que levo tudo mais na desportiva e encontro um melhor equilíbrio entre deveres e tempo livre...agora é que tudo acaba.

10 comentários:

  1. o tempo aqui no Porto tem estado muito frio é verdade, mas antes o frio do que a chuva :D

    ResponderEliminar
  2. Comigo também foi assim. Ao menos acaba bem :)

    ResponderEliminar
  3. Também vejo Once upon a time. É tão fixe!!!

    ResponderEliminar
  4. Eu também andei bastante mais stressada durante o segundo ano da licenciatura do que durante o ano de finalista... (à excepção do projeto final xb)! Acho que é óptimo teres essa atitude mais relaxada, ajuda em tudo.

    r: Pois... eu também gosto tanto do header anterior! Aliás, a grande dúvida nas alterações é mesmo essa: o header. Ainda não sei se vai permanecer este, ou se vou regressar ao anterior, mas espero decidir durante os próximos dias :)

    ResponderEliminar
  5. Acho que fazes muito bem em não te massacrares com a matéria. Se achas que já estás preparada, insistir só vai piorar a coisa, na minha opinião. Eu costumo ver uma série ou ler um livro sempre que tenho (tinha) testes, para relaxar, e impunha-me tempo limite por dia para estudar, porque muitas horas de estudo também não são nada produtivas. E acima de tudo, nunca deixava de dormir pelo menos umas 7/8 horas por noite. Para mim, o descanso é sagrado!
    E entendo perfeitamente esse teu sentimento de querer voltar a casa e, ao mesmo tempo, não querer. Sinto o mesmo em pensar que posso ter que voltar permanentemente para casa, porque já atingi um certo nível de independência emocional e de não ter ninguém a controlar os meus horários e os meus passos a todo o momento. Mas cada coisa a seu tempo!! ^^ *******

    ResponderEliminar
  6. Desde que tudo acabe bem é o que mais importa :D coisas boas virão :) estou certa disso*

    ResponderEliminar
  7. Acho que estares mais descontraída é bom e se te sentes prepara para os exames, óptimo :D
    Quando ao estágio,muito boa sorte :)

    ResponderEliminar
  8. também já me questionei se o meu método é o melhor, preciso de estar horas seguidas a estudar para sentir que vale a pena, logo se vejo que só tenho uma hora ás vezes nem pego nas coisas, e também ando descontraída, muito mais do que no primeiro ano, é a experiência...eu acho

    ResponderEliminar