23/10/2014

Eu já quis ser alguma coisa

É incrível como as séries influenciam tanto a nossa vida. Especialmente em termos de perspectivas de futuro.
A primeira série que comecei a seguir foi o CSI:NY, e lembro-me perfeitamente de como fiquei fascinada. Comecei a ver um episódio numa noite em que a televisão estava acesa e não tive paciência para mudar de canal, e bastaram-me cinco minutos - se tanto - para me decidir a manter-me naquele canal. Eu tinha mesmo de saber como é que aquela pessoa tinha morrido.
Depois deste, vieram mais e mais episódios, a ponto de adorar aquela série. Mesmo tendo a noção de que, na vida real, as coisas não seriam daquela maneira, assistia aos episódios a desejar ser uma CSI como as personagens e usar a ciência para fazer algo tão espectacular como descobrir um assassino e uma causa de morte. Algum tempo mais tarde, a parte laboratorial da coisa passou a ficar em segundo plano para mim, pois surgiu o interesse pela parte que me parecia ainda mais espectacular: o acto de examinar um cadáver. Sim, podem dizer que é nojento ou mórbido e podem franzir o nariz; já estou habituada a que a maioria das pessoas faça isso. Mas sim, eu queria ser uma médica legista.
Contudo, não sei ao certo o que me aconteceu no meu décimo-segundo ano. Perdi o interesse. Dizia que não queria ir para medicina porque eram demasiados anos a estudar e porque a nota do exame de físico-química nunca me deixaria entrar naquele curso - para além de estar um bocado cansada do "estereótipo" de que os bons alunos tinham que ir para medicina. Não melhorei a nota, pois detestava a parte da física e não tinha paciência para repetir o exame. Estava, apenas, inquieta para acabar o secundário e sair daquele lugar. Deve ter sido o pior erro que cometi na vida, porque, algum tempo depois, o interesse voltou. E, aí, desisti de tudo para ir atrás daquele sonho demasiado distante, mas a vida pareceu rir-se de mim, como se me dissesse Ai é? Agora é que decides fazer isso? Já vais ver... Resultado: tantos meses a estudar só para ter uma m*rda de um quinze no exame de físico-química e para não entrar em medicina.
Apesar de tudo, o primeiro ano em nutrição não foi mau de todo. Lembro-me tão bem da primeira aula de anatomia, em que fiquei entusiasmadíssima quando a professora disse que íamos ter aulas no teatro anatómico e íamos ver material cadavérico. Eram aulas de grande sacrifício para a maioria dos meus colegas, mas eu entrava naquele teatro com satisfação e pegava nos órgãos e mexia nos cadáveres como se fossem brinquedos.
Não voltei a tentar a minha sorte no ano seguinte, pois não queria continuar a andar para trás - e, acima de tudo, não queria mais uma desilusão. Mas é uma coisa na qual às vezes penso. Sei que a universidade do Algarve tem um curso de medicina para pessoas que já têm outro curso, mas não sei até que ponto iria aguentar passar mais anos a estudar, ainda para mais a estudar algo tão "intensivo". Para além de que pede uma série de requisitos aos candidatos, e estes candidatos não devem ser poucos. Mas, se me dessem a escolher entre um mestrado da treta e um curso de medicina na universidade do Algarve, ia, decididamente, para a última.
Não deixa de ser irónico que queria ir para medicina não para salvar vidas, mas sim para ser a voz dos mortos, a sua mensageira no mundo dos vivos, capaz de transmitir as respostas que morreram com eles.
Se pudesse voltar atrás, teria feito tudo de forma diferente. Mas, agora que aqui estou, resta-me, para já, terminar a licenciatura, e, só depois, voltar a pensar nisso e decidir o que fazer da minha vida.

13 comentários:

  1. Quem sabe a vida não te proporciona os acontecimentos correctos que te façam ir atras do sonho uma ultima vez e conseguir :) isso acontece-me tambem mas é com a serie Criminal Minds. Adorava ser uma profiler. Saber ler as pessoas e ajudar a resolver crimes assim :)

    ResponderEliminar
  2. r: Oh, muito obrigada querida! Mas está tudo a correr bem, e fico feliz por demonstrares entusiasmo aos meus planos!

    ResponderEliminar
  3. Essa série a mim também me influenciou imenso! Acabei por não tomar nenhuma decisão relacionada com ela mas no 10º escolhi Ciências e Tecnologia para depois tentar entrar em Medicina. Mais tarde acabei por perceber que não era o curso certo para mim e para entrar em Direito foi uma complicação visto não ter uma disciplina específica cujo exame era necessário para entrar. Cheguei a ponderar ir para Ciências Forenses e Criminais mas como a minha mãe olhava de lado para universidades privadas, excluí essa hipótese. No entanto continuo a dizer que não me importava nada de ter seguido Medicina, só para depois seguir o ramo de Medicina Legal. Era algo que eu gostava de fazer :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que giro, eu também gostava de ter ido para esse curso :P Mas lá está, tive que pôr a hipótese de lado por ser numa privada x)

      Eliminar
  4. Sou da opinião de que nada é por acaso, portanto se estás onde estás agora é porque assim tinha de ser. E se no futuro estiveres realmente decidida a mudar para medicina, why not? O importante é que te sintas bem com o que fazes e se aquilo realmente te fizer sentir realizada, mais nada importa. Nem mesmo os anos que "perdeste" agora :)

    ResponderEliminar
  5. Se quando terminares a licenciatura ainda tiveres disposição para isso por que não ? Não custa tentar :) *

    ResponderEliminar
  6. Nutrição até é capaz de ser interessante, no entanto, se o que querias mesmo era medicina penso que devias tentar concorrer de novo, mesmo que não termines esta licenciatura. E quanto a mais anos de estudo e intensivo, penso que se é realmente o que te faz feliz vais devorar cada página dos teus manuais por quereres sempre saber mais e mais :) de qualquer forma só te cabe a ti a decisão de mudar ou continuar no teu curso, mas sou apologista de seguirmos os nossos sonhos *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já estou no último ano, por isso mudar de curso agora é impensável x) Daí que só depois de terminar este é que posso voltar a pensar nisso =)

      Eliminar
    2. Ah sim, compreendo, mas pelo teu texto pensava que estivesses ainda no segundo ano :) faria o mesmo que tu!

      Eliminar
  7. r: Foi isso que eu pensei, não fazia sentido estar lá só para assistir ao jogo dele, já que nem de futebol gosto só por ele, se ele nem ia estar perto de mim.

    ResponderEliminar
  8. É realmente impressionante como as séries fazem-mos seguir (ou querer seguir) determinado rumo :)
    Eu desde que me lembro de se gente que quero (queria) ser médica, no 10º segui Ciências e Tecnologias, mas também foi por essa altura que alarguei os meus horizontes e vi as inúmeras coisas que podia seguir, as médias para medicina também não eram nada apelativas e eu sei que tinha de me esforça muito para alcança-las (e no secundário não estava disposta a esforçar-me na escola)...

    ResponderEliminar