14/06/2013

Histórias em blogs


Há bloggers que publicam histórias da sua autoria sem qualquer problema. E há bloggers que escrevem as suas histórias pela calada e não as conseguem partilhar. É o meu caso.
Não é por vergonha ou por medo daquilo que venham a dizer. Muito pelo contrário. Gosto que leiam o que escrevo e gosto de receber opiniões para saber o que posso melhorar. E sei que muitos de vocês dão as suas opiniões sem papas na língua, o que, para mim, seria bom. No entanto, há motivos que me levam a não publicar algo que me é tão querido numa coisa tão pública - e à qual podem chegar alguns haters - que é o meu blog.
E as razões são simples. Primeiro, por adorar escrever, escrevo coisas muito extensas. Capítulos que ocupam umas dez páginas em Word ou mais, muitas descrições, muitos diálogos, os momentos de acção detalhados para que se consiga perceber tudinho. Seriam não sei quantas publicações para cada capítulo, o que acabaria por nos chatear a todos: eu chateava-me porque não convinha escrever novos posts para ficarem à mistura com um capítulo inteiro, para que, quem lesse, não perdesse o fio à meada, e vocês chateavam-se por eu não publicar mais nada para além disso. Já vi histórias em alguns blogs em que cada capítulo é um post, mas isto não seria o meu caso. Aliás, eu já nem consigo escrever coisas curtas, e é por isso que desisto logo de concursos e coisas do género em que me dão um limite de páginas ou de palavras. Não gosto que me imponham limites; quero escrever livremente, sem ter que contar caracteres e cortar coisas, pois parece que tudo fará falta e que as coisas não ficarão como eram sem um certo parágrafo, por exemplo.
Porém, este não é o motivo mais importante. O que importa é que eu não confio na internet. Tenho imenso medo de que chegue aqui alguém e me roube a ideia principal de uma história, e tenho ainda mais medo de que me roubem as coisas literalmente, já que qualquer pessoa é capaz de fazer um copy-paste e ficar com tudo aquilo que não é seu na íntegra. Dou imenso valor às minhas ideias e àquilo que escrevo, pelo que não gostaria mesmo nada que me roubassem tudo. Nunca gostei que me copiassem, e, se eu um dia gostava que as minhas histórias virassem verdadeiros livros, então não as posso espalhar num lugar que qualquer pessoa é capaz de aceder. Sei perfeitamente que nem toda a gente faria isso, mas também tenho plena consciência de que existem muitas bitches e haters por aí. E, por isso, mais vale manter as coisas bem guardadas.
Lamento desiludir quem se mostrou interessado, mesmo sem saber do que se trataria - coisa que eu também não vou poder revelar por causa do que disse anteriormente. Claro que gostei deste interesse da vossa parte...mas não me iria sentir bem. Podia, por exemplo, criar um novo blog somente dedicado a isso e que estivesse apenas aberto a alguns de vocês, mas seria um assunto sobre o qual teria que pensar.

10 comentários:

  1. podias sempre partilhar em pdf mas compreendo a tua posição, é natural.

    ResponderEliminar
  2. Acho que um novo blog era boa ideia :)

    ResponderEliminar
  3. Compreendo perfeitamente as tuas reservas em relação a isso! :) O tempo certo para mostrares o que escreves chegará...

    ResponderEliminar
  4. Sou um pouco como tu, as vezes dou nomes as personagens, outras vezes escrevo na 3ª pessoa quando estou a falar de mim, é estranho, mas sinto-me melhor assim! Força! *

    ResponderEliminar
  5. Por acaso nunca me ocorreu que alguém copiasse os textos de outra pessoa mas agora que falas nisso é bem possível! Nunca escrevi histórias por isso nunca tive que decidir se as publico ou não por isso não tenho qualquer experiência no assunto mas percebo o teu lado :)

    ResponderEliminar
  6. Hmm... Um blog restrito a um grupo de pessoas seria boa ideia (: Mas existem alguns códigos de protecção dos direitos de autor (que proibem a função de copy-paste pela tua página) e podes ir publicando alguns excertos, para espicaçar a curiosidade dos leitores.

    Beijinhos (:

    http://violetclouds.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  7. r: Seria mesmo bom, a sério! O meu namorado está sempre a dizer que tenho de socializar mais e fazer amigos. Eu tento socializar com as colegas da minha turma e até me dou bem com todas, há três apenas com quem falo mais mas não é aquela amizade do tipo partilhar (quase) tudo. E eu tenho saudades disso.

    ResponderEliminar
  8. Podias criar esse blogue, gostava imenso de saber o que escreves pareces ter mesmo um talento Ice :)

    ResponderEliminar
  9. Cria um blog aparte em que partilhas a história , e ves como corre .. se correr bem , assusmes-te mais tarde como a administradora , se não , ninguém saberia que eras tu ! :D

    http://www.euviquetuviste.com/

    ResponderEliminar